sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Calçamento Rua da Praia

Rua da Praia

End: Rua dos Andradas, entre a Rua Doutor Flores e a Rua Marechal Floriano
Tombado: SMC - Secretaria Municipal da Cultura




Até 1860, o calçamento da Rua da Praia era formado por uma calha central para a qual as calçadas laterais apresentavam declividade. O sistema de pista abaulada, com sarjetas adjacentes a cada um dos passeios começou a ser construído em meados de 1860/70, primeiramente entre as ruas General Câmara e Uruguai, após estendeu-se até a Rua Marechal Floriano e, posteriormente, até a Rua Vigário José Inácio. Em 1869 foi executado o trecho entre a Rua da Ladeira, atual Rua General Câmara, e Rua Clara, atual Rua General João Manoel. Já o trecho entre a Rua Doutor Flores e Rua Senhor dos Passos foi concluído em 1874.

A partir de 1885 o “novo” calçamento, executado com pedras irregulares, começou a ser substituído por paralelepípedo. Em 1923, sob o governo do Intendente José Montaury, fio introduzido o requinte do calçamento de “paralelepípedos de granito em mosaico”, em duas cores, preservado no trecho entre a Rua Doutor Flores e a Rua Marechal Floriano e entre a Rua Caldas Júnior e a Rua General Portinho.

O calçamento foi substituído por um “Calçadão para Pedestres” entre a Marechal Floriano e General Câmara na administração do Prefeito Guilherme Socias Villela. O trecho entre a Rua Doutor Flores e a Rua Senhor dos Passos foi revestido por asfalto.

Em 1989 o trecho do calçamento entre a Rua Doutor Flores e a Marechal Floriano foi tombado pelo Decreto Municipal n.º 9442. Neste trecho, o leito viário possui aproximadamente sete metros, com calçadas de dois metros e cinqüenta centímetros (em média).

Entre as ruas Doutor Flores e Vigário José Inácio, predominam paralelepípedos cinzas com pequenos losangos de paralelepípedos vermelhos. Já no trecho entre as ruas Vigário José Inácio e Marechal Floriano, os paralelepípedos vermelhos e pretos formam uma malha com grandes losangos intercalados

Nenhum comentário:

Postar um comentário