quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Bonde Turístico

http://lproweb.procempa.com.br/pmpa/prefpoa/vivaocentro
Bonde Histórico

Provável trajeto:

Saída do Antigo Abrigo dos Bondes, seguindo pela Rua Sete de Setembro, Rua General Portinho, Rua dos Andradas e Rua General Salustiano onde será executado um terminal. O trajeto de volta passa pela Rua General Salustiano, Rua dos Andradas, Rua Vigário José Incácio e Avenida Otávio Rocha.




Em 1/11/1864 foi inaugurada a primeira linha de bondes tracionados por mulas, entre o porto e o cemitério de Menino Deus. Essa linha foi encerrada em 1872 e os carros vendidos à cidade de Rio Grande, mas uma nova companhia, Carris de Ferro Porto-Alegrense, foi formada em 19/6/1872, reabrindo a rota em 4/1/1873. Uma segunda empresa, a Carris Urbanos, abriu linhas em outros lugares da cidade na década de 1880.


Todas as linhas e seus veículos foram adquiridos em 24/1/1906 pela Companhia Força e Luz Porto-Alegrense, que vinte anos depois foi dissolvida, passando as linhas a diversas empresas. Os bondes elétricos de dois andares começaram a operar em 10/3/1908 e em 1914 foi encerrado o serviço com tração animal.




Encomendas nos EUA e na Europa tornaram Porto Alegre, possivelmente, a cidade com maior diversidade de modelos de bondes em operação no mundo. A partir de 1963, o sistema de bondes na capital gaúcha começou a ser substituído por ônibus e tróleibus e em 8/3/1970 foi encerrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário