quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Antigo Cine Imperial

Futuro Conjunto Cultural da Caixa

End.: Rua dos Andradas, 1051/1073
Tombado: SMC - Secretaria Municipal da Cultura




O Cine Teatro Imperial foi inaugurado em 18 de abril de 1931. Com 1.632 lugares, garantia boa visibilidade em qualquer ponto da sala e foi palco de grandes espetáculos. Considerado o cinema mais luxuoso da época, é um dos exemplares mais sofisticados da arquitetura Art Déco no Brasil, representando uma variante desse estilo arquitetônico que utilizava motivos Marajoara.

O edifício é um dos marcos da verticalização em edificações residenciais no centro de Porto Alegre, que era usualmente empregada para fins comerciais. Passou por duas reformas, em 1960 e 1987, quando foi inaugurado o Cinema Guarani.

Em abril de 2004, foi tombado como patrimônio histórico municipal, a partir de aprovação pelo Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural (Compahc).

O Cine Imperial, propriedade municipal, vai abrigar o Conjunto Cultural da Caixa, que investirá cerca de R$ 13 milhões nas obras de restauração. Os espaços das salas dos cinemas Imperial e Guarani, térreo, mezanino e mais dois pavimentos do prédio de onze andares ficarão sob responsabilidade da Caixa durante 30 anos. Os demais pavimentos, também recuperados, serão utilizados por setores da administração municipal.

O Programa Monumenta, que tem recursos do BID para a revitalização de sítios urbanos, por meio da recuperação do patrimônio cultural, também participará do investimento para a recuperação da fachada e cobertura.

O projeto integra o plano de revitalização do centro de Porto Alegre, fazendo parte de conjuntos arquitetônicos da Praça da Alfândega voltados à área cultural, como o Margs, o Santander Cultural e o Memorial do Rio Grande do Sul.

A iniciativa pretende manter a concepção original de cine-teatro, preservando a fachada e outros elementos como pisos, luminárias e escadaria. O Conjunto Cultural, além de sala de espetáculos com capacidade para 800 pessoas, terá salas multimídia e espaços para museu, ambiente climatizado para exposições, mostras de cinema, oficinas e seminários, sala de dança, camarins, vestiários, banheiros adaptados para portadores de necessidades especiais, foyer, cafeteria e livraria. Conforme o engenheiro Ismael Solé, um dos responsáveis pelo projeto, é o primeiro cine-teatro brasileiro a ser restaurado integralmente.

http://lproweb.procempa.com.br/pmpa/prefpoa/vivaocentro/default.php?p_secao=77#

Nenhum comentário:

Postar um comentário